Alerta !!!! O que á por trás das ofertas de cursos gratuitos de Bombeiro Civil
Em grande parte, as ofertas de cursos grátis de Bombeiros Civis e socorristas dão-se através de empresas de marketing e publicidade especializadas na divulgação em massa, onde nas campanhas quase nunca é informado qualquer tipo de dado que possa identificar a escola ou empresa de treinamentos que irá realizar as aulas, nem mesmo o endereço, telefone, e-mail ou algo do tipo.
Estas empresas de publicidade, que são facilmente encontradas em uma simples pesquisa no Google com o termo: "macro captação digital", geralmente nas redes sociais usam nomes fantasias que remetem a entidades ou grupos que ofertam bolsas de estudos em cursos profissionalizantes à possíveis alunos.
Nos anúncios nas redes sociais, procuram sempre dar destaque, através de uma foto e texto, a uma cidade ou região, ao nome do curso e principalmente à oferta: CURSO GRÁTIS DE BOMBEIRO E SOCORRISTA
Os interessados, ou leads como também são conhecidos, são atraídos através de anúncios em massa, veiculados principalmente no Facebook e Instagram, aonde são convidados a preencherem um formulário com o seu nome, e-mail e telefone de contato, para então aguardar a aprovação da sua bolsa de estudos.
Notem que ao passo que o anúncio traz a chamada: Curso grátis de Bombeiro e Socorrista, as empresas de marketing, especializadas em macro captação digital, criam um "diferencial" para que os possíveis alunos vejam uma VANTAGEM em se cadastrar.
Um ponto importante a destacar é que, absolutamente todos aqueles que se cadastrarem através do anuncio, ou seja, que preencherem o formulário, serão aprovados e selecionados para "ganhar" a bolsa de estudos.
O processo consiste basicamente em, passado alguns dias após o cadastro no formulário do anúncio, o possível aluno recebe, geralmente via celular, uma mensagem lhe parabenizando por ter seu nome aprovado para obter a bolsa de estudos. Esta mensagem sempre vem acompanhada da informação que é necessário comparecer em determinado local, dia e hora, para efetivar a sua matricula e garantir a bolsa de estudos que lhe dá direito ao curso grátis de bombeiro e socorrista.
Ao comparecer no local, data e hora indicada, o futuro aluno será recepcionado por alguns atendentes, e será convidado a assistir uma palestra, onde o palestrante irá falar sobre o curso grátis de bombeiro e socorrista.
Será então nesta palestra que o interessado tomará conhecimento que a bolsa de estudos que ganhou lhe dá direito ao curso GRÁTIS, mas que para isso será necessário PAGAR por alguns itens como: material didático, suporte pedagógico, aluguel de equipamentos, dentre outros.
Além disso, neste mesmo dia, será exercida uma pressão muito grande para que o possível aluno realize a sua matrícula e já saia do local com o contrato assinado. Também neste mesmo dia, os atendentes que lá estarão, irão trabalhar para fazer com que o interessado realize o pagamento do material didático, suporte pedagógico, aluguel de equipamentos, etc., com a alegação que somente assim garantirá a bolsa que acabara de ganhar.
As empresas que estão se usando desta estratégia de captação de alunos, com a oferta de curso grátis de bombeiro e socorrista, na grande maioria das vezes, sequer são da mesma cidade onde será realizado o curso, e os locais das aulas geralmente são em hotéis ou salas alugadas.
Se voce não achar o Centro de Formação na lista de credenciamento do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo ,consulte em Pesquisa Pública.
Se não constar em pesquisa pública o centro de formação não é credenciado e não tem permissão para formar bombeiros civis. Não seja enganado , denuncie!!!!
De acordo com a Portaria CCB-008/600/14 :
I - Centro de Formação de Bombeiros Civis (CFBC): estabelecimentos civis destinados à formação de bombeiro civil, devidamente credenciados pelo Serviço de Segurança Contra Incêndios (SvSCI)do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), que exerçam a formação e a reciclagem periódica do bombeiro civil no território do Estado de São Paulo;
Somente as escolas credenciadas podem formar e reciclar bombeiros civis. È importante se alertar no site do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo se a escola está com o credenciamento em dia e o endereço que consta no credenciamento é o mesmo na qual as aulas serão ministradas.
III - Instrutor: profissional responsável direto pela formação do aluno, regularmente habilitado nos termos do anexo A, desta Portaria, e credenciado junto ao CBPMESP;
Somente instrutores credenciados podem ministrar cursos de formação ou reciclagem de Bombeiros Civis. È importante se alertar no site do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo a matéria na qual o instrutor está credenciado a ministrar ,caso não esteja credenciado no corpo de bombeiros ou no credenciamento não esteja a matéria na qual o mesmo ministra a escola esta cometendo um crime não respeitando a Portaria CCB-008/600/14 e seus alunos.
IV - Coordenador de Curso: profissional com formação na área de Segurança do Trabalho, com registro profissional, ou o militar da reserva possuidor de Curso de Especialização de Bombeiro, com carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas-aula.